Sammer Abdallah, de apenas 14 anos, se tornou a promessa para a natação de Mato Grosso do Sul. O menino nascido em Corumbá, a 417 km da Capital, foi a revelação da modalidade em 2019 após medalhar em quase todas as competições que participou. Em entrevista ao jornal O Estado, o atleta falou sobre suas conquistas e projeções para o próximo ano.
Foram mais de 20 medalhas acumuladas em competições nacionais em internacionais. “Eu acho que foi um ano muito bom. Ano passado não tinha conseguido nem chegar à final nas provas e agora fui campeão em várias delas. Alcancei esses resultados com muita dedicação e muito treino, foi muito produtivo”, fala o menino que passou os últimos meses do ano em cima do pódio.
Em setembro deste ano, Abdallah levou para casa cinco ouros em provas individuais, foi recorde nos 100m livre e teve o melhor índice técnico da categoria infantil do Torneio Centro-Oeste de Natação. Não satisfeito com o recorde, no mês seguinte se tornou o primeiro competidor sul-mato-grossense a conquistar três medalhas em uma edição do Troféu Chico piscina, o mais tradicional da categoria infantojuvenil.
“Em 2020 eu espero melhorar meus tempos e continuar trazendo bons resultados”.
– Sammer Abdallah
Na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Blumenau (SC) no mês de novembro, ele também se destacou. Mesmo doente, voltou com dois ouros e dois bronzes. E para fechar o ano com chave de ouro, voltou do Campeonato Estadual de Verão, em Campo Grande, com 100% de aproveitamento: foram nove medalhas de ouro em nove provas que participou.
Isso porque desde que chegou em Campo Grande, há cinco anos, não saiu das piscinas do Rádio Clube. Segundo Sammer, ele e o técnico, Gehilson Silva, fazem treino físico e na água pelo menos três vezes na semana. “Dependendo do dia eu nado duas vezes se for preciso. Agora estou de férias, mas daqui uma semana volto com tudo”, comenta.
Isso porque ele foi convocado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para participar da Copa Uana 2020, que acontecerá em Lima, no Peru, no mês de fevereiro. Sammer é um dos 36 atletas que irão compor a Seleção Brasileira. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia mês passado. Eu espero trazer bons resultados”, projeta o rapaz.
(Texto: Danielle Mugarte)