Pesquisa do Datafolha aponta que a maior parte da população brasileira considera que o governo deve oferecer educação gratuita desde a creche até a universidade. Os dados mostram que 70% das pessoas são a favor nos casos da creche, 79% no do ensino fundamental e médio e 67% no do ensino superior.
De acordo com informações da FolhaPress, a proporção dos que consideram que o Estado só deve oferecer educação a quem não pode pagar varia de 18% no caso do nível fundamental e médio a 28% e 29% no caso das creches e do superior.
Em relação à educação universal gratuita, a maioria dos entrevistados concorda conforme todos os recortes do levantamento por cor, gênero, escolaridade, idade, ocupação, região, religião, renda, porte do município, partido de preferência, avaliação do governo Jair Bolsonaro, confiança no presidente e autoclassificação política.
Entretanto, em alguns destes recortes, a defesa da gratuidade apenas para os que não podem pagar é maior do que a média, ainda que minoritária. Entre eles estão o dos menos escolarizados, o dos mais pobres, o dos mais velhos e o dos que se dizem à direita no espectro ideológico.
Para a pesquisa, 2.948 pessoas foram entrevistadas em todo o Brasil nos dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da FolhaPress)