Acontece até o dia 15 de março, a primeira exposição de 2023 dos projetos contemplados no I Prêmio Ipê de Artes Visuais. Nesta edição, o evento traz dois artistas que retrataram em detalhes o cotidiano sul-mato-grossense em suas obras: Lúcio Larangeira e Maurício Saraiva.
Lúcio Larangeira teve o primeiro contato com a arte por meio de um trabalho em uma agência de comunicação social. Criado na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, o artista trouxe de suas memórias a inspiração para suas obras. Seus quadros representam vilarejos, animais como tuiuiús e cavalos e festejos típicos da região.
A obra de Lúcio é marcada pela arte naif, caracterizada por ser popular e espontânea. “Gosto de usar cores vivas e de fazer uma brincadeira com os animais em minhas pinturas, em que eles são representados praticando esportes, tocando instrumentos, em situações divertidas”, afirma.
Já Maurício Saraiva começou a desenhar com 10 anos. Famoso por seus painéis coloridas, foi na vida adulta que o artista fez um curso de pintura em tela e percebeu que tinha talento para a arte, decidindo se profissionalizar. Desde então, o artista participou de diversas exposições individuais e coletivas.
A temática da natureza é o ponto forte das obras de Maurício. “Nossa região é muito rica e paradisíaca, por isso escolhi pintar a fauna e flora pantaneira. O tema regional me encanta, especialmente as paisagens e os animais símbolos do Pantanal como as araras e as capivaras”.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, a exposição é uma forma de reconhecer o talento dos artistas e promover o acesso das artes visuais à população. “Realizar a exposição dos vencedores do Prêmio Ipê é importante não apenas para a valorização do artista, mas também para que o público visite e aprecie as obras, promovendo o lazer e a circulação da produção artística regional”, destaca.
A exposição dos artistas Lúcio Larangeira e Maurício Saraiva acontece de 01 a 15 de março, na Galeria de Vidro, dentro da Plataforma Cultural, na Avenida Calógeras,. 3015, no Centro da Capital. A entrada é gratuita.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.