O eMarketer analisou o tempo em que as pessoas passam assistindo vídeos na internet e concluiu que a tendência é que a Netflix e o Youtube percam espaço para novos canais, apesar de ambas serem as plataformas de vídeo que os adultos mais assistem.
Segundo o levantamento, a medida em que novas plataformas como Disney+, HBO Max e Apple TV+ surgem, a audiência passa a ser pulverizada. Com isso, as duas plataformas em questão verão os expectadores passar cada vez menos tempo assistindo a vídeos em suas plataformas nos próximos anos.
Em 2018, por exemplo, a Netflix superou o Youtube como o serviço de vídeo mais assistido. A média de tempo diário que adultos passam nas plataformas foi de 23,2 minutos e 22,3 minutos, respectivamente.
No entanto, a estimativa do eMarketer é de que, a partir de 2020, a participação da Netflix no tempo diário gasto para assistir a vídeos na internet começará a declinar, ainda que o tempo gasto na plataforma continue aumentando.
A participação da Netflix no tempo diário de vídeo terá o pico em 2019, com 27%, e irá reduzir para 25,7% em 2021. A participação do Youtube no tempo total de vídeos assistidos na internet também cairá, de 23,4% este ano, para 21,7% em 2021.
“Mesmo que os americanos estejam passando mais tempo assistindo Netflix, a atenção das pessoas ficará mais divida à medida em que novos canais de streaming apareçam“, afirmou o analista do eMarketer, Ross Benes.
Este será o primeiro ano em que o vídeo digital representará mais de 1/4 (25,4%) de todo o tempo digital diário. Isso inclui o tempo gasto em aplicativos e navegadores (mas exclui o social) em todos os dispositivos.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Poder360)