Mato Grosso do Sul encerrou sua participação na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares com 93 medalhas, sendo 41 ouros, 32 pratas e 20 bronzes. Isso deu ao Estado a 10ª colocação na classificação geral, dentre as 27 unidades federativas do Brasil. A 13ª edição aconteceu entre os dias 19 e 22 deste mês, em São Paulo (SP).
Pelo menos 1,2 mil atletas estiveram no Centro de Treinamento Paralímpico. Os sul-mato-grossenses foram em 74 paradesportistas e 41 estafes, que participaram de seis das 12 modalidades presentes. O atletismo foi o maior pontuador, com 51 insígnias (26 douradas, 17 prateadas e oito bronzeadas). Foram 28 nomes, que deixaram o Estado na 4ª colocação (640 pontos).
Um dos técnicos oficiais, Daniel Sena, avalia a participação do grupo como boa. “Só não digo que foi ótima pois tivemos várias baixas por problemas de saúde, e estávamos contando com esses. Mas no fim vejo os resultados como positivos, pois tiveram muitos atletas novos se destacando e abrindo um leque maravilhoso no paradesporto, já que voltam como espelho para os demais”, opina.
Além das medalhas, dez recordes foram batidos. Ele destaca o atleta Denner, que no início do ano foi considerado inelegível, por falta de documentos, mas antes da competição reverteu o quadro e conseguiu provar que atende os critérios de deficiência visual. “Ele terá revisão desses exames só em 2021. Ficou muito feliz com a participação e já ganhou três ouros e bateu dois recordes”, diz.
A natação foi a segunda modalidade que mais faturou. Foram 21 medalhas, que colocaram Mato Grosso do Sul na 13ª colocação (162 pontos). O tênis de mesa vem em seguida, com dez medalhas e a 4ª posição (53 pontos). O judô teve seis medalhas e a 5ª colocação (34 pontos). A bocha somou três medalhas e foi vice-campeã na classificação (37 pontos), somente atrás do Distrito Federal (57 pontos). O badminton teve duas medalhas e a 4º colocação (23 pontos).
A segunda ‘leva’ sul-mato-grossense que passou pela etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude encerra sua participação hoje terça-feira (26). O grupo composto por atletas do atletismo, badminton, futsal e voleibol ficou cinco dias em Blumenau (SC) e agora retorna para o Estado com sete medalhas, sendo quatro ouros e três bronzes.
Assim como no paradesporto, o atletismo foi destaque. Foram três ouros e um bronze no lançamento de dardo e um ouro no revezamento 4×75. Um dos técnicos da delegação, Waldir Nogueira está satisfeito com os resultados. “Desde que participo dos jogos foi a melhor participação do Estado”, fala. O badminton e os jogadores de futsal da Escola Tenir (Corumbá) completaram as conquistas com bronze.
(Danielle Mugarte)