Apesar do frio acentuado nos primeiros dias, o mês de agosto deve ser de estiagens e temperaturas elevadas no Mato Grosso do Sul. A frente fria deve permanecer no Estado até esta terça-feira (6), quando as máximas voltam a subir, conforme o meteorologista do Centro Meteorológico da Uniderp, Natálio Abrahão.
No sábado (3), a Capital registrou temperatura mínima de 8°C, com sensação térmica de 2°C causada pelos fortes ventos. De acordo com o meteorologista, a ventania chegou a 50 km/h no dia. A menor mínima no Estado foi registrada em Amambai, com a 2°C e sensação de 0°C, além de geada pela manhã. Juti e Sete Quedas também registraram geadas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um alerta de perigo potencial pela rápida queda de temperaturas causadas pela frente fria no fim de semana.
No entanto, o prognóstico de inverno elaborado pelo Centro Meteorológico da Uniderp indica que este mês deve ser temperaturas elevadas e pouca chuva, em razão de massas de ar seco que devem influenciar todo o Estado. As máximas devem ficar acima das médias históricas registradas em outros anos. Com isso, são esperados longos períodos de estiagens em todas as regiões do Estado.