Oito novos leitos de UTI neonatal foram implementados ontem (1º) e devem atender a demanda por atendimento especializado nesta faixa etária. Os leitos foram ativados no Hospital Evangélico e são fruto de parceria entre a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e União. O acordo foi articulado em maio em encontro entre o prefeito Alan Guedes, o secretário de Saúde, Waldno Lucena e o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto.
A implementação desses novos leitos de UTI neonatal, que serão habilitados no Ministério da Saúde, deve desafogar a ala do HU-UFGD, onde estão dez leitos. Essa estrutura atende não apenas o município de Dourados, mas toda a Região de Saúde que engloba 33 municípios com população total aproximada de 1 milhão de pessoas.
De acordo com o secretário Waldno Lucena, dessas oito novas vagas, seis serão ocupadas imediatamente.
“Um aumento de 80% na nossa capacidade de atendimento de crianças que precisam de UTI neste período logo após o nascimento. Nossa regulação no HU está com excedente de seis crianças que já virão para o Hospital Evangélico” disse Lucena.
Essa era uma demanda antiga na Saúde de Dourados, que recebe pacientes de toda a região Sul do Estado.
“Segundo a nossa regulação, 60% das crianças hoje atendidas são de municípios da região. Por isso a importância desse trabalho conjunto com o Governo do Estado, o esforço do prefeito Alan Guedes em disponibilizar os recursos para a contrapartida e a parceria com o Hospital Evangélico, que sempre nos atende”, completa Waldno.
Com informações de Prefeitura de Dourados
Veja também: Astronomia: julho terá chuva de meteoros e Lua dos Cervos
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.