Voluntários da Colônia de pescadores Z18 em conjunto com Policiais do Batalhão Ambiental de Aquidauana retiraram, aproximadamente uma tonelada de lixo do rio Aquidauana, na manhã de hoje (29) ao todo foram 11 embarcações e 37 pessoas envolvidas na retirada de dejetos no trecho entre a Foz do rio Taquarussu e a ponte de ferro em Aquidauana a 125 quilômetros da Capital.
Entre os resíduos os voluntários encontraram pneus, carcaças de televisão, cadeiras, tambores, máquina de lavar, cadeiras, caixas d’água e muitos resíduos plásticos, especialmente PETs, entre outros.
Durante a ação a PMA (Polícia Militar Ambiental) também cortou e retirou 22 anzóis de galho (petrechos ilegais à pesca) do rio.
O objetivo do trabalho, segundo a PMA é o de promover a Educação Ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio e evitar a degradação das suas áreas de preservação permanente.
Esta foi a segunda vez, neste mês que a PMA participou de limpeza do rio. No último dia (4), outra atividade foi realizada no Distrito de Piraputanga em parceria com o Instituto Federal (IFMS) e 82 alunos, professores e Policiais conseguiram recolher os mais diversos materiais da margem do rio. Entre eles pneus, garrafas PETs, latas, sacolas plásticas e tambores.