O primeiro-ministro Xavier Bettel vai suspender todas as passagens e tarifas de trens, bondes e ônibus em Luxemburgo, um pequeno país europeu, rodeado por Bélgica, França e Alemanha. A campanha foi pautada em cima do desenvolvimento de políticas públicas focadas no meio ambiente e na sustentabilidade.
Em meados de maio de 2020 as tarifas estarão sendo abolidas e a população poderá viajar de graça. Caso alguém não implemente a medida antes, Luxemburgo se tornará o primeiro país do mundo a ter todo o sistema de transporte público gratuito.
A medida já vem sendo trabalhada desde maio, onde crianças e jovens com menos de 20 anos não estão pagando mais a tarifa de entrada e os que tinham mais de 20 anos estão pagando cerca de 2 euros – pouco mais de R$ 9 pelo dia de uso.
E o país, mesmo tendo dimensões reduzidas, algumas cidades sofrem diariamente com um dos piores congestionamentos do planeta, o motivo é que mais de 400 mil pessoas se deslocam para trabalhar lá, advindas da França, Bélgica e Alemanha. Alguns estudos acadêmicos estimam que os motoristas gastaram, em média, 33 horas em engarrafamentos durante o ano de 2016. (João Fernandes com Gohurb)