O Zé Sanguinho visitou a redação do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul e convidou os jornalistas, leitores, servidores e a população em geral para doarem sangue no lançamento do “Projeto Doe Vida”, na próxima quinta-feira (19) em Campo Grande.
Das 8h às 11h, a Unidade de Educação Fiscal da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) recebe doadores de sangue no prédio localizado na rua 7 de Setembro, região do centro da Capital, durante a primeira ação de 2022 do projeto “Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea: Quanto custa uma doação?”.
Com o objetivo de coletar, armazenar e distribuir hemocomponentes para todos os hospitais, seja público, privado ou filantrópico, atendendo as demandas da capital e do interior, o projeto busca, por meio de ações educativas em saúde, criar o habito de construir uma cultura voltada para a doação de sangue como ato voluntário, altruísta e frequente.
Estão inscritos mais de 100 prováveis doadores que deverão estar atentos aos critérios para doar conforme recomenda o Ministério da Saúde, entre eles: levar documentos e estar bem alimentado.
Como diferencial, o projeto leva o atendimento para a coleta e cadastro, com toda a sua estrutura para dentro da Secretaria, facilitando para o servidor e evitando o deslocamento até o HEMOSUL.
Para a ação espera-se coletar aproximadamente 50 bolsas de sangue e 10 cadastros de medula óssea. Os proponentes do projeto se comunicam com os inscritos através de grupo de WhatsApp, e estão confiantes que alcançarão o objetivo.
Benefício para servidores
Como benefícios legais quem decidir doar sangue ainda serão comtemplados pelas leis: 11.591/2004, ganhando um dia de abono em suas férias, Lei 2887/2004 que concede isenção de taxa em concurso público (doador com três doações ao ano) e Lei 3844/2010, concede meia entrada para eventos culturais (doador com três doações ao ano).
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Acesse também: Campo Grande tem mais de 1500 vagas de emprego abertas
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.