Criança de sete anos morre após ser picada por escorpião; já é o segundo caso em dois dias

Foto: Divulgação/ Agência Brasil
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

No último domingo (1), um menino de 7 anos morreu após ser picado por um escorpião, em Cassilândia, 432km de Campo Grande. Ele chegou a ser levado para a Santa Casa em Cassilândia, e ia ser transferido para a capital, mas não resistiu e acabou falecendo.

Esse é o segundo caso de morte por picada de escorpião no estado em apenas dois dias. O primeiro foi o de uma menina de 3 anos em Paranaíba, que morreu após ser picada enquanto brincava no quintal de casa, na última sexta-feira (29). De acordo com a SES (Secretária Estadual de Saúde), já foram 1.089 casos de picadas de escorpião desde janeiro até abril, em todo o estado.

Prevenção

Os escorpiões preferem ambientes secos e escuros, como esgotos, ralos de pia e janelas. O uso de telas de proteção em janelas, e soleiras nas portas podem ajudar a evitar a entrada dos animais. Para aqueles que possuem jardim em casa, o ideal é deixar sempre a grama aparada.

Em caso de picada, deve-se lavar o ferimento com água e sabão, e imediatamente procurar uma unidade de saúde. Vale lembrar que não se deve em nenhum caso aplicar álcool ou querosene, prender a circulação do local, perfurar ou queimar a área da ferida, não usar curativos e nem consumir bebida alcoólica.

O Ministério da Saúde possui um Manual de Controle de Escorpiões, com várias dicas, informações e formas de prevenir e reduzir os acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *