Presidente da Famassul comenta sobre fertilizantes: “menos leis para maior independência”

Foto: Valentin Manieri
Foto: Valentin Manieri

Em conversa ao Podcast Entrevistando, de O Estado Play, o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, avaliou os últimos 43 anos da instituição e também fez um paralelo da produção rural do passado, seus produtores e até mesmo os potenciais do Estado em um futuro próximo.

Durante a entrevista, Bertoni considerou diversos segmentos os quais Mato Grosso do Sul é líder – menos nos fertilizantes, onde aproveitou para comentar o assunto. Para ele, há necessidade de sermos economicamente independentes dos fertilizantes importados no mercado global, que sofre da falta do insumo como consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Marcelo Bertoni ao lado do proprietário do Jornal O Estado MS, Jaime Valler. Foto: Valentin Manieri

Segundo o presidente – que se considera um “produtor rural de coração” – pó de rocha pode ser sim o “nosso futuro”, porém temos que começar “aqui e agora” a própria fabricação de fertilizantes.

“Uma guerra como essa é uma quebra de paradigma. Precisamos de mais desburocratização, uma legislação mais ‘amigável’. Inclusive, como é que pode Mato Grosso do Sul ser um dos líderes globais na produção de alimentos e ser dependente de um único insumo que já temos como produzir?”, refletiu.

Confira a entrevista de Bertoni no vídeo a seguir:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *