Nesta segunda (2), o gabinete da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, informou que ela visitará países como Roménia e Eslováquia para encontrar-se com famílias de refugiados ucranianos, trabalhadores humanitários, militares norte-americanos e funcionários da embaixada dos Estados Unidos.
A viagem será do dia 5 a 9 de maio, e é uma demonstração de apoio dos EUA à Ucrânia, além dos países como Roménia e Eslováquia, que estão ajudando os ucranianos, acolhendo refugiados que estão fugindo da invasão russa ao país. A viagem da primeira-dama ocorre após o encontro da presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Nancy Pelosi, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no sábado passado (30).
Segundo o comunicado de imprensa de seu gabinete, Jill Biden, na próxima sexta-feira (6) se encontrará com soldados norte-americanos na Roménia. Já no sábado, ela viajará para Bucareste, se encontrando com membros do governo, da embaixada dos EUA e com professores de crianças ucranianas refugiadas no país.
No domingo (8), a primeira-dama visita a cidade de Kosice e a vila de Vysne Nemecke, na Eslováquia, onde irá encontrar-se com refugiados e trabalhadores humanitários, além da cidade de Bratislava, para visitar funcionários da embaixada dos EUA e funcionários do governo.