Depois de passar um dia fechada em protesto contra o pedágio ilegal, a fronteira do Brasil com a Bolívia entre Corumbá e Porto Quijarro a 417 quilômetros de Campo Grande – foi reaberta na madrugada de hoje (29).
O local havia sido fechado ontem devido um protesto realizado por caminhoneiros do país vizinho, que denunciam grupos indígenas por cobranças ilegais de pedágio nas estradas bolivianas além de furtos. O bloqueio serviu como medida para forçar o governo boliviano a encontrar uma solução para a situação.
Ainda segundo os manifestantes, pelo menos quatro pontos de rodovias na Bolívia foram bloqueados por indígenas que têm cobrado pedágio. Além disso, caminhoneiros relataram que tem havido casos de saques contra os veículos.
“Os indígenas estão impedindo que os caminhões com cargas trafeguem e ainda cobram ‘pedágio’ dos caminhoneiros com valores absurdos que variam entre 100 a 350 bolivianos, o que seria em torno de R$ 75 a R$ 260,00. Eles saquearam um caminhão carregado com cerveja”, afirmou Angél Saavedra, dirigente da entidade que representa os caminhoneiros.