Fruto da pesquisa de mestrado de Carlos Roberto de Oliveira Lima surgiu a obra “Audismo e Surdez: a formação de subjetividades surdas no ensino superior”. O livro será lançado no dia 23 de abril, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.
O livro Audismo e Surdez: a formação de subjetividades surdas no ensino superior se debruça nas entranhas de uma instituição pública federal para, a partir dela, compreender como ocorre a constituição de subjetividades em acadêmicos surdos.
As análises do autor, com base em conceitos foucaultianos, analisam como os sujeitos surdos se veem, se narram, se julgam, se descrevem e se conduzem mediante a uma norma social instaurada em torno da audição e da língua.
As verdades a que tais sujeitos estão submetidos, e, igualmente, reproduzem como um discurso verdadeiro, neste sentido, estão baseadas em uma autoclassificação, um julgamento e uma condenação de si mesmos a partir do padrão social ouvinte.
Estas são práticas audistas que, por vezes, são encontradas, tanto nos discursos surdos sobre si mesmos, revelando o quanto estão subjetivados pela norma da audição e desejam/possuem comportamentos que elegem o padrão ouvinte como referencial, quanto nos discursos surdos sobre o meio social em que estão inseridos, denunciando como são afrontados e como resistem a tais práticas que se estendem a outros níveis relacionais, como o núcleo familiar.
As tensões instauradas sobre o próprio sujeito surdo, as práticas audistas e a questão pandêmica são temas que atravessam a escrita e traçam os fios de ligação desta obra.
Serviço:
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica situada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.