Os partidos políticos têm até hoje (18) para atualizar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sua lista de filiados. O procedimento, que é realizado uma vez a cada semestre, deve ser cumprido por todos os partidos que desejam disputar eleições.
Esta deve ser uma das últimas vezes que o procedimento é realizado semestralmente, em abril ou outubro. A Justiça Eleitoral prepara mudanças no Filia (Sistema de Filiação Partidária), que passará a ter atualização diária, e não mais somente duas vezes ao ano. Contudo, não há prazo certo para a mudança definitiva.
As novas listas de filiação partidária, a serem entregues até está segunda-feira, já devem especificar todos que se filiaram às agremiações até o dia 2 de abril, data limite para se filiar a um partido para quem pretende se candidatar nas eleições deste ano.
O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais está agendado no dia 30 do mesmo mês.
Com informações da Agência Brasil.