A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul levará o atendimento móvel com a Van dos Direitos para o Quilombo Furnas do Dionísio, localizado em Jaraguari, na próxima quarta-feira (20).
A ação será coordenada pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir).
“A instituição já realizou diversas ações na comunidade, como palestras, rodas de conversa e a educação em direitos. Agora, pela primeira vez, a instituição leva efetivamente o atendimento aos assistidos e assistidas da localidade”, destaca o coordenador do núcleo, defensor público Lucas Colares Pimentel.
Van dos Direitos
O atendimento móvel da Van dos Direitos tem como objetivo alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm condições de se deslocar até uma unidade da Defensoria, como: pessoas em situação de ruas, comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões periféricas e indígenas de todo o Estado.
O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com recurso proveniente de emenda parlamentar do, então, senador da República por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka.