A final do campeonato mundial de “League of Legends” no domingo (10) vai entregar prêmios de mais de US$ 1 milhão (R$ 4,1 milhões) e será disputada pelas equipes G2 Esports, da Europa, e FunPlus Phoenix (FPX), da China.
O videogame foi desenvolvido há dez anos pela norte-americana Riot Games e envolve um combate no qual o principal objetivo é destruir a base do time rival. A final será transmitida pelo serviço de streaming Twitch.
A Riot afirma que o campeonato do ano passado atraiu quase 100 milhões de expectadores, colocando o evento no mesmo patamar do Super Bowl, maior evento da televisão dos Estados Unidos. Os patrocinadores do torneio incluem a marca de luxo Louis Vuitton, Mastercard e a companhia chinesa de produtos eletrônicos Oppo.
As receitas globais com os chamados esports devem atingir US$ 1,1 bilhão (R$ 4,5 bilhões) neste ano, um crescimento de 27% sobre 2018, somando faturamento com venda de publicidade, patrocínios e direitos de mídia, segundo a companhia de análise de mercado Newzoo.
“League of Legends”, “Dota 2”, “Fortnite” e “Counter-Strike: Global Offensive” são os esports mais populares da atualidade. O torneio “LoL Worlds” deste ano ofereceu uma premiação total de US$ 6,5 milhões (R$ 26,9 milhões), tornando a competição a terceira maior, atrás das disputas “The International” (de “Dota 2”) e Copa do Mundo de “Fortnite”.
A equipe vencedora do “Lol Worlds” vai levar para casa quase US$ 835 mil (R$ ) e a segunda colocada ficará com US$ 300 mil (R$ 3,5 milhões). O time europeu quer encerrar a supremacia asiática na disputa – a Coreia do Sul venceu cinco dos seis últimos campeonatos. A China venceu no ano passado. (Folha de S. Paulo)