Historicamente, os preços do arroz em casca apresentam movimento de baixa no primeiro trimestre do ano, devido ao período de colheita.
No entanto, no início de 2022, o comportamento dos valores foi diferente: a média do Indicador CEPEA/IRGA-RS (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada /Indicador do arroz em casca), 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, saltou de R$ 62,47 a saca de 50 kg em dezembro de 2021 para R$ 75,71 a saca em março de 2022, em termos nominais, forte aumento de 21,2% no período.
Desde o início da série de preços do arroz do Cepea, em 2005, este movimento de alta no primeiro trimestre só havia sido observado em 2012 e 2020 – a elevação neste ano é a maior da série para o período considerado.
O forte avanço é resultado da demanda acima da oferta e de reajustes positivos nos valores, devido à necessidade de reposição de estoques em determinados períodos. Do lado vendedor, produtores mantiveram a postura cautelosa e seguiram limitando os lotes para venda. Com informações do Cepea.