MS busca aumentar produção de mel em 10% em 2022

Foto: Reprodução de Redes Sociais/Twitter
Foto: Reprodução de Redes Sociais/Twitter

Mato Grosso do Sul é o maior produtor de mel do Centro-Oeste, com 984 mil quilos produzidos em 2020, e a meta é aumentar a produtividade em 10% este ano. Segundo dados cadastrais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o número de apicultores cresceu 8%, de 1.016 produtores para 1.097.

A Semagro (Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar) lançou a campanha Agrocooperação, em Setembro de 2021, como uma iniciativa de estimular a produção agropecuária, com boas práticas na apicultura, e fazendo uma troca de experiências e informações. Visam também reforçar o diálogo entre os apicultores, produtores rurais e profissionais da aviação agrícola, para que tenham consciência de seus limites e responsabilidade para produzir alimentos seguros e sustentáveis.

Existem dois tipos de atividades dentro da produção de mel, a apicultura que é a criação de abelhas com ferrão, e a meliponicultura, abelhas sem ferrão chamadas de melíponas. O mel das melíponas, por ser considerado um produto ôrganico, tem um valor mais elevado no mercado. No estado, 11,5% dos produtores trabalham com a apicultura e 16,8% trabalham com os dois tipos de atividade.

A Câmara realiza diversos estudos e pesquisas sobre os produtores da região, para então poder promover subsídios aos profissionais para atender suas demandas, promovendo qualificação técnica, capacitações e a comercialização. Também visa estruturar esses apicultores, para que tenham acesso a aquisição de insumos e assistências técnicas por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *