O ex-juiz Sergio Moro (Podemos-PR) afirmou hoje (31) abrir mão, “nesse momento”, de sua pré-candidatura à Presidência após ter assinado ficha de filiação à União Brasil em São Paulo. O pré-candidato à Presidência da República está em São Paulo, para onde transferiu seu domicílio eleitoral.
“O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”, escreveu.
O plano, entretanto, pode ser reformulado. Segundo o coordenador da campanha de Moro, o ex-juiz admite desistir de disputar a Presidência. A ideia é que ele debata com deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, e decida em conjunto com o dirigente partidário a qual cargo será candidato.
“A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor”, completou.
Tomada de decisão
A decisão do ex-juiz de trocar de partido foi tomada pela avaliação de que o Podemos preferia investir em candidaturas locais. Diferentemente do Podemos, a União Brasil tem um fundo eleitoral e partidário robusto, além de ter mais tempo de televisão.
Moro se filiou ao Podemos em novembro do ano passado dizendo ter o propósito de ser candidato ao Palácio do Planalto. Depois disso, após questionamentos de políticos de que ele poderia se candidatar a outro cargo, afirmou mais de uma vez que manteria a intenção de ficar na corrida presidencial.
Com informações da Folhapress