A greve dos professores em Dourados segue em andamento, para tentar solucionar o impasse, a prefeitura de Dourados elaborou a pedido do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), um documento se comprometendo a criar um Projeto de Lei, ainda este ano, que garanta o reajuste salarial da categoria.
Conforme a prefeitura, a meta é que o município chegue ao valor de R$ 3.846,00 para a jornada de 20 horas por semana. O Piso Nacional da categoria prevê o mesmo valor para 40 horas trabalhadas por semana.
“Entendemos que essa construção será feita a quatro mãos. Ainda no primeiro semestre vamos organizar esse texto com as propostas para encaminhar ao Legislativo”, destacou o prefeito Alan Guedes.
A proposta oficial da prefeitura prevê um reajuste de 18,8% durante o ano de 2022. Conforme a administração municipal, do ponto de vista fiscal e financeiro é possível chegar a esse percentual, visando alcançar o Piso Nacional de 40 horas proposto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“Com o Piso Nacional para 40 horas garantido em 2022, nossa missão agora é construir o Piso de 20 horas para os professores”, explicou o secretário de Governo, Henrique Sartori.
Em meio ao avanço das negociações, os professores seguem protestando em defesa do cumprimento do piso nacional da educação e da valorização do administrativo educacional, nesta terça-feira (22) as manifestações ocorreram em frente a sede da prefeitura de Dourados.
Com informações da PMD.