O aluno do curso técnico de química do Senai de Dourados, Jeferson Daniel da Silva, que representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada do Conhecimento na etapa de Curitiba, terminou o torneio em quinto lugar e destacou o aprendizado único proporcionado pelo evento. Ele disputou a modalidade “Tecnologia de Laboratório Químico”. A competição serve como seletiva para o WorldSkills 2022, o Mundial das Profissões, que será realizado em Shanghai, na China, em outubro.
Jeferson esteve acompanhado da treinadora Kelly Aparecida Salgueiro e do delegado Raphael Sávio Ribeiro Lopes Jardim. O atleta sul-mato-grossense avaliou como positiva a participação no torneio. “No geral, tive um bom desempenho na seletiva. Foi algo muito novo, tive um grande aprendizado. A medalha não veio, mas saí ganhando conhecimento, algo que vou levar para o resto da vida”.
A treinadora Kelly concordou com a avaliação do atleta e se disse otimista para as próximas edições da Olimpíada do Conhecimento. “Nosso time teve um bom desempenho, ainda mais por ter sido a primeira vez que essa ocupação é disputada. Isso nos traz mais motivação para encararmos a próxima edição”.
Durante a preparação para a etapa, a equipe sul-mato-grossense esteve na Bahia para participar de um workshop. Além disso, Jeferson contou com o apoio de instituições como a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da empresa Quimisul, indústria que abriu as portas para auxiliar nos treinos.
As provas na capital paranaense começaram na última segunda-feira (14) e foram disputadas ao longo de toda a semana, na sede do Senai. A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira (18). O pódio foi formado pela medalhista de ouro Fernanda do Amor Divino Cerqueira (BA), seguida de Tiago da Silva Vieira (PE) com a prata e Daniel Fagundes (PR) com o bronze.