Durante o mês de novembro, em alusão ao “Novembro Azul”, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campo Grande mantêm uma atenção maior na saúde do homem, tendo em vista que eles têm o hábito de ignorar os sinais dados pelo corpo e negligenciar os cuidados com a própria saúde.
As UBS terão atendimentos especializados e diversas ações para atingir o público alvo. De acordo com a técnica em saúde do homem, Regiane Pache, a maioria das causas prematuras de morte entre os homens poderiam ser evitadas.
“Acidente de carros e lesão por arma de fogo ou objeto perfurocortante são as principais causas de morte em homens de até 59 anos, mas, se tirarmos esses fatores, doenças como hipertensão e diabetes, que chamamos de doenças evitáveis, em caso de acompanhamento, são as que mais vitimam homens nessa faixa etária”, pontuou a técnica.
Essas “causas evitáveis”, como é denominada por Regiane, são facilmente detectadas e tratadas durante acompanhamentos rotineiros, mas que são deixados de lado pela maioria dos homens, segundo a técnica. “Eles costumam ir em unidades de atendimento de urgência e emergência quando sentem dores, mas não continuam o tratamento”, explicou.
Durante todo esse mês, as unidades farão ações para alertar a necessidade de um acompanhamento da saúde masculina, com palestras, atendimentos focados nos homens e realização de exames.
Clique aqui para conferir o cronograma das ações nas UBSs.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)