O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac) encerrou em sétimo lugar na Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A 2019. Esta é a melhor colocação de todos os tempos do representante de Mato Grosso do Sul na elite da modalidade.
A competição para atletas com deficiência visual, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), ocorreu entre os dias 28 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, reunindo 12 equipes.
A sétima colocação neste ano garantiu a permanência do Ismac na divisão principal, feito inédito até então. Todas as vezes em que a equipe de Campo Grande subiu à Série A, não conseguiu se firmar.
A participação da agremiação campo-grandense na 9ª edição do certame nacional teve apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
O Ismac foi eliminado nas quartas de final pela Associação Gaúcha de Futebol para Cegos (Agafuc), que defendia o título e, por fim, conseguiu o tricampeonato nesta edição. O time sul-mato-grossense teve boa atuação e segurou até onde pôde o empate sem gols. No entanto, após insistência, o adversário encontrou o caminho da baliza a instantes do término do duelo: 1 a 0.
O goleiro e um dos líderes da equipe de Campo Grande, Éric Montenegro, fez uma avaliação positiva da histórica campanha na Série A. “O Ismac fez um jogo excepcional contra a equipe gaúcha nas quartas. Eles são os melhores do mundo, base da seleção brasileira. Nossa campanha teve como objetivo ficar entre os oito melhores e, claro, permanecer na primeira divisão. Saímos de cabeça erguida e felizes com nossa atuação. Continuaremos na luta, no ano que vem tem mais”.
Além de erguer a taça da Série B em 2018, o Ismac ficou em segundo lugar no Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de 5 no mesmo ano e conseguiu o título na edição de 2019, em Trindade-GO.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)