A Prefeitura de Dourados recebeu hoje (14) o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), às 13h, para uma reunião a respeito da negociação salarial dos profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino). A agenda, que já estava marcada para amanhã (15), foi antecipada a fim de atender a categoria.
Os professores decidiram em assembleia geral iniciar nesta segunda-feira o movimento grevista. O Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori, ressaltou que as negociações estão em andamento e que o objetivo é receber os representantes hoje para que a situação seja resolvida.
“A greve nos pegou de surpresa, pois tínhamos reuniões agendadas para os próximos dias. Vamos continuar negociando e, com certeza, faremos o melhor para os alunos, pais e também professores”, disse o titular.
Considerada ilegal pelo TJM-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a greve foi desautorizada pelo desembargador Sérgio Fernando Martins, que assinou um despacho na tarde de sábado (12) prevendo multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento da decisão.
A categoria cobra do município o pagamento do novo piso nacional da categoria, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro neste ano.