O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje a sua Pesquisa Mensal de Comércio, dessa vez referente ao mês de janeiro de 2022. E, pelo segundo mês consecutivo, Mato Grosso do Sul recuou no volume de vendas.
O comércio varejista sul-mato-grossense teve queda de 0,8% na passagem de dezembro de 2021 para
janeiro de 2022, após o recuo de 0,6% registrado em dezembro. MS teve a 5ª variação mais negativa entre as
Unidades da Federação. O menor valor foi registrado no Amapá, com -3,7%. O maior valor positivo veio do Rio de Janeiro, com 3,0%.
Mesmo com o resultado ruim, o varejo de MS acumulou, em 12 meses, um crescimento de 5,6%. No acumulado do ano (base igual ao mesmo período do ano anterior), o comércio varejista subiu 0,4%. Já na série sem ajuste sazonal, o setor cresceu subiu 0,4% em relação a janeiro de 2021, a segunda taxa positiva consecutiva nessa comparação.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas variou -1,1% se comparado a dezembro, avançou 5,6% em relação a janeiro de 2021 e acumulou alta de 11,8% nos últimos 12 meses.
O estudo do IBGE acompanha a receita bruta de revenda em empresas que empreguem 20 ou mais pessoas e que tenham no comércio varejista a sua principal atividade.