Os estoques sanguíneos no Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul), estão em baixa em diversos municípios de MS, por isso o Hemocentro faz um apelo aos doadores para ampliar o número de bolsas de sangue em todo o Estado.
Na Capital, os estoques em falta são principalmente dos tipos O+ e O-, contudo o Hemocentro esclarece que todas as tipagens são necessárias para repor o estoque diário.
Em Dourados, os estoques estão extremamente baixos, principalmente dos tipos O- e O+. De acordo com o Centro, o estoque adequado é de no mínimo 50 bolsas de cada fator RH, hoje (9), o local possui menos de 20 bolsas.
O Hemosul de Dourados é responsável pelo atendimento em toda a região da grande Dourados, que contempla os municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.
Campanha
Para ampliar os estoques de sangue em todos os municípios do MS, a campanha “Mobilização pela Vida”, incentiva que doadores do interior que moram em Campo Grande ou estarão na Capital entre os dias 07 a 12 de março compareçam até o Hemosul Coordenador para realizar a doação, todos os tipos sanguíneos são bem vindas.
A iniciativa é realizada pelo Cosems (Conselho dos Secretários de Saúde do MS), e Assomasul (Associação dos Municípios de MS) em parceria com o Governo do Estado por meio da Rede Hemosul.
Critérios
Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.
Conforme a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.
Pessoas vacinadas contra COVID-19 podem doar desde que respeitem o intervalo adequado. Quem recebeu a CoronaVac deve aguardar 48 horas, já para quem tomou Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.
Confira mais informações sobre o Hemosul:
Serviço:
Doações podem ser agendadas por meio dos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Mais informações podem ser obtidas no site: www.hemosul.ms.gov.br.
Hemosul de Campo Grande está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.
Em Dourados, as doações podem ser feitas no Hemocentro localizado na R. Waldomiro de Souza, n° 295 – Vila Industrial.