Equipes do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) estão desde a tarde de ontem (8), tentando combater os incêndios que atingem as regiões do Buraco das Piranhas e Passo do Lontra, no Pantanal em Corumbá.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na tarde de ontem na região do Passo do Lontra e ainda não se sabe a extensão dos estragos. Duas equipes, de Corumbá e Aquidauana estão no local realizando as ações de combate aos focos de incêndio.
Na manhã de hoje (9), uma garoa ajudou a amenizar os focos. De acordo com a última atualização da equipe local, a situação está controlada, mas uma equipe dos bombeiros de Campo Grande está se deslocando ao Pantanal para reforçar os trabalhos.
As queimadas que atingem o Pantanal nos últimos dois anos ocasionaram a perda de 90% da área de refúgio das araras azuis. Um levantamento realizado pelo WWF-Brasil (World Wildlife Fund) em parceria com o Instituto Arara Azul e pesquisadores, aponta que mesmo após as chamas atingir grande parte do santuário de araras localizado na Fazenda São Francisco do Perigara, em Barão de Melgaço, ainda é possível identificar a presença maciça da ave e de outras espécies no local.
Operação Hefesto
Para controlar a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Hefesto, que consiste no monitoramento via satélite dos focos de incêndio, sobrevoos nas áreas afetadas, uso de drones, permanência dos militares em campo e vigilância na Sala de Situação, em Campo Grande.
Serviço:
Incêndios florestais devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo telefone: 193.
Com informações do CBMMS.