Retorno presencial na (REE) Rede Estadual de Ensino, ocorreu na última quinta-feira (3), para mais de 190 mil estudantes matriculados em Mato Grosso do Sul. Em entrevista a O Estado Online, a Secretária de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta destacou os planos para o setor da educação após dois anos de pandemia de COVID-19.
Para a secretária, a volta às aulas presenciais nas 348 unidades escolares do Estado é um motivo de alegria, em especial aos professores que obtiveram um reajuste salarial.
“Isso traz para um up, muito grande, as escolas estão recebendo laboratório de robótica, já tinham de ciência, matemática e biologia. É todo um movimento de resgate do aluno, nós estamos com 190 mil alunos, diminuímos, mas agora estamos abrindo turmas, acho que os pais estão se sentindo mais seguros”.
De acordo com ela, a pandemia trouxe diversos impactos sociais e emocionais aos estudantes, por isso a SED irá focar no “resgate” destes alunos. “Vamos ter que resgatar as crianças que tiveram perdas enormes, perda da família, casos de violência doméstica. Nós estamos nos preparando para isso”, enfatizou.
Apesar da implementação do ensino remoto, Maria Cecília reconhece que houve um déficit de aprendizagem durante os últimos dois anos de pandemia.
“Estamos preparados para recompor a aprendizagem deste período de dois anos. O déficit é muito grande em português e matemática, já foi medido nacionalmente. Mas a gente vai fazer um trabalho de resgate com os estudantes e com o apoio da família”, explicou.
A titular da SED esclarece que o quadro de professores da REE ainda não está completo devido ao período de contratação temporária, o que pode afetar algumas disciplinas.
Maria Cecília Amendola foi uma das homenageadas neste Dia da Mulher, com o prêmio: “Mulher Nota 10 do BDM Digital”, concedido pela apresentadora Marinalva Pereira em parceria com o Jornal O Estado.