O Plenário da Câmara dos Deputados parou as atividades por um minuto em homenagem às vítimas do desastre ocorrido pelo excesso de chuvas em Petrópolis, município serrano do Rio de Janeiro. Até o início desta tarde (16), os bombeiros registraram 78 vítimas do temporal. A prefeitura decretou estado de calamidade e serviços públicos de água e luz estão interrompidos em grande parte da cidade.
A solenidade foi comandada pelo deputado Ricardo Silva (PSB-SP), que presidia a sessão. “Esta Presidência pede para que todos façam, neste momento, um minuto de silêncio por essas vidas que se perderam”, disse.
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que as cenas do desastre são “aterrorizantes” e o Congresso precisa se mobilizar para que os recursos necessários cheguem à região. Ela lembrou ainda as centenas de vidas perdidas em decorrência das chuvas na Bahia no final do ano passado e alertou para o crescimento desordenado.
Veja uma das imagens gravadas:
Assustador! A força das águas em Petrópolis já deixou pelo menos 18 vítimas fatais. Os vídeos das enchentes na cidade mostram a dimensão da catástrofe.
Corpo de bombeiros atua na região e escolas estão sendo usadas de abrigo para atingidos. #Petropolis pic.twitter.com/suUOLPmKIL
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) February 16, 2022
(Fonte: Agência Câmara)