COVID-19: Prefeitura encerra barreiras sanitárias para ampliar a vacinação itinerante

decreto
Arquivo/PMCG

As barreiras sanitárias instaladas no Aeroporto Internacional e na Rodoviária de Campo Grande encerraram suas atividades nesta segunda-feira (14). Desde o início da ação em dezembro, foram aplicadas mais de 10,4 mil doses de vacinas contra COVID-19 e realizadas cerca de 2 mil coletas de testes para diagnóstico da infecção.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as barreiras tinham o objetivo inicial de orientar a população que chegava de fora do município e realizar o diagnóstico precoce do coronavírus para dar início ao isolamento de pessoas que estivessem com sintomas, mas ainda não haviam realizado o teste.

Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explicou os fatores que levaram ao encerramento dos atendimentos. “Hoje nós percebemos uma baixa significativa na busca pelos serviços prestados nas barreiras, tanto em relação à vacinação quanto à testagem, o que significa que estes pontos foram efetivos e já cumpriram o papel designado a eles”, disse.

Na barreira sanitária instalada na Rodoviária, foram aplicadas 5.964 doses de vacina contra COVID-19 e realizados 709 testes. Com o avanço de casos de Influenza, o local passou a oferecer vacinas da gripe, aplicando cerca de 1.776 doses.

Durante cerca de 60 dias, foram aplicadas 4.511 doses contra COVID-19, 2.888 doses contra Influenza e 1.242 testes, no ponto instalado no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Com o fim das barreiras sanitárias, as equipes de saúde serão remanejadas para os pontos de vacinação itinerantes espalhados pela Capital.

“Agora, as equipes que estão atuando nestes locais irão reforçar aquelas que estão na vacinação itinerante, dando ainda mais qualidade no serviço prestado pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra COVID-19″, ressaltou o secretário.

(Com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *