Por conta das viagens de férias escolares e da pandemia que ainda se desdobra com suas variantes causando medo na população, as doações de leite humano caíram consideravelmente no mês de janeiro no Banco de Leite Humano “Irmã Maria José Machado”. Por isso, a Santa Casa de Campo Grande faz um apelo às mulheres que estão em processo de amamentação e tem interesse em contribuir na alimentação dos bebês internados no hospital.
De acordo com a nutricionista responsável técnica do BLH, Gislene Nantes, são necessários quase cinco litros de leite humano por dia, uma quantidade inferior ao que é captado por meio de doações. “No momento, estamos com uma demanda muito grande de pacientes e chegamos a atender por dia até 30 recém-nascidos com prescrição de leite humano”, afirma.
Para garantir a oferta constante para todos os bebês que necessitam ser alimentados com leite humano, o BLH está trabalhando na busca de novas doadoras. “É necessário ser saudável, estar amamentando, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não fumar mais que 10 cigarros por dia, não usar drogas ilícitas ou álcool”, explica a nutricionista sobre os critérios para doação.
Além disso, é imprescindível que a doadora apresente exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite e também realize outros exames conforme o perfil epidemiológico da região ou da necessidade individual da mulher. Vale ressaltar que qualquer volume doado é importante, já que os prematuros, por exemplo, começam a nutrição com apenas 1ml de leite e também que a doação evita o acúmulo do líquido nas mamas e, consequentemente, possíveis complicações.
A lactante que não deseja sair casa também pode coletar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico, armazenar no congelador (por até 15 dias) e entrar em contato o hospital que a equipe vai até na casa da doadora buscar o alimento tão necessário para os bebês. “Hoje, estamos dando prioridade para os pacientes da UTI Neonatal, da Unidade Intermediária Neonatal e da Unidade Canguru”, revela responsável médica do BLH, Dra. Márcia Antunes da Costa.
Outra informação importante é que a doação é totalmente segura, já que são tomadas medidas preventivas, de acordo com as normas nacionais para prevenir a infeção e a propagação da COVID-19 e suas variantes e, também, que o processo de pasteurização inativa o coronavírus. Para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, a doação pode ser agendada pelo telefone (67) 3322-4174. (com assessoria)
Serviço
Banco de Leite Humano Irmã Maria José Machado
Contato: (67) 3322-4174