A Prefeitura de São Gabriel do Oeste vai exigir o comprovante vacinal completo contra a COVID-19 em shows, eventos públicos ou particulares realizados em salões de festas, casas noturnas e similares. O decreto foi divulgado nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da Assomasul.
O Decreto n° 2.631/2022 PMSGO tem por objetivo evitar a propagação da doença no município, principalmente em razão do número crescente de pessoas sem o esquema vacinal completo contaminadas. A organização do evento não deve permitir a entrada de pessoas que não estiverem imunizadas. Além disso, permanece a obrigatoriedade do uso de máscaras protetoras faciais em ambientes fechados para prevenção do contágio da COVID-19 e outras doenças respiratórias.
A adoção da medida teve por base as deliberações do Comitê Municipal de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19, considerando o risco de mutações do vírus e as projeções de contaminação. Além disso, a taxa de ocupação em leitos hospitalares por pessoas que não se vacinaram foi outro fator determinante.
De acordo com a secretária de Saúde, Franciene Gnoatto Basso, os casos confirmados da doença cresceram vertiginosamente em janeiro, aumentando a preocupação por parte das autoridades em Saúde. “Durante o mês de janeiro deste ano tivemos um aumento de 400% em relação ao mês de dezembro de 2021; isso é preocupante, porque muitas pessoas ainda não estão completamente vacinadas, ou ainda pior, pessoas sem nenhuma dose dos imunizantes”, comentou.
(Com Assessoria)