Mato Grosso do Sul está em segundo lugar na geração de emprego no país segundo levantamento da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS). De acordo com as informações, os números ultrapassam 340 mil atendimentos.
Em comparativo entre agosto de 2018 a 2019, os dados da última atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que há 11 meses de saldo positivo de postos de trabalho, o que eleva o Estado a segundo lugar no ranking nacional de empregos formais.
Presente em 31 municípios do Estado, inclusive na Capital, a Funtrab realizou nos primeiros nove meses do ano, 344.844 mil atendimentos. Os números de admissões no Estado são maiores que as demissões, sendo 178.221 contratações para 160.055 demissões. O saldo é de 18.166 novas vagas de trabalho no período de janeiro a agosto, enquanto alguns estados da federação, como Alagoas e Pernambuco, apresentam saldo negativo.
O índice de aprovação do Ministério do Trabalho no qual Mato Grosso do Sul também se demonstra positivo, com 7,5% acima dos 5% da média exigida.
A Funtrab conta com 515.385 mil cadastros ativos no seu banco de dados, em outubro de 2019. Sua função de integrar ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, favorece a inclusão social. Além de direcionar vagas, a Fundação oferta cursos através da Casa de Qualificação, que auxilia no aprimoramento do currículo e amplia habilidades e competências do trabalhador.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da assessoria)