O prefeito Marquinhos Trad recebeu em seu gabinete representantes de órgãos da saúde, para apresentação da campanha ”Respire Vida”. Um programa ainda não adotado em território brasileiro. A ação atende a um compromisso da Prefeitura de Campo Grande com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas).
O projeto apresentado na terça-feira (29) é uma iniciativa global que, além de sensibilizar o público e gestores em relação à poluição do ar como um grande risco para a saúde e para o meio ambiente, visa definir medidas praticas para melhoria da qualidade do ar, que impactam diretamente na saúde coletiva.
Atualmente, o município desenvolve ações de fiscalização de potenciais poluentes para começar, ainda este ano, medir a concentração de dióxido de carbono emitidos por veículos.
O prefeito reforçou que o Município está disposto a adotar medidas que venham a contribuir para a manutenção dos níveis adequados de qualidade do ar, considerando que ar poluído é dos principais riscos ambientais para a saúde e é um grave problema que precisa ser discutido em várias frentes.
Durante o encontro, foi apresentada também pelas representantes da OPAS a iniciativa “Safer” que disponibiliza um pacote técnico com cinco estratégias de alto impacto para reduzir o uso nocivo do álcool e suas consequências sociais, econômicas e de saúde. (João Fernandes com assessoria)