As ações de limpeza em cemitérios de Campo Grande são intensificadas nesta época do ano em razão do feriado de Finados, no dia 2 de novembro, que leva muitas pessoas a visitarem os túmulos dos entes queridos. Segundo com a Secretaria de Municipal de Saúde Pública (SESAU), até o momento, foram vistoriados dois dos três cemitérios municipais da Capital.
Nos cemitérios Santo Antônio e Santo Amaro, mais de 300 sacos de lixos foram recolhidos de 22 depósitos focados, ou seja, criadouros do mosquito da dengue. As ações vão ser realizadas até o dia do feriado.
Hoje (28), as equipes de agentes estiveram durante todo o dia no Cemitério Cruzeiro, para a limpar as lápides e os arredores do local. A chefe de serviço de controle de endemias, Silvia Cristina de Souza, informa que 55 agentes participam dos mutirões e que as ações feitas antes do dia de Finados são reforçadas para que não fique nenhum foco de mosquito.
“Recolhemos materiais de todos os tipos, até instrumentos utilizados em práticas religiosas, que acumulam água servindo como prato cheio para o Aedes Aegypti. Nós alertamos os visitantes para tamparem as garrafas plásticas e fazerem o descarte correto dos copos descartáveis”, reforça a encarregada.
Além dessa mobilização, os cemitérios particulares também receberão as equipes de limpeza e, após, o feriado de Finados, outra ação será realizada nos cemitérios municipais. Durante todo o ano são feitas visitas quinzenais pela equipe de pontos estratégicos do Centro de Controle de Endemias e Vetores.
(Texto: Thais Cintra)