A REME (Rede Municipal de Ensino) incentivou os alunos a praticar duas novas modalidades esportivas, paintball e slackline, no ano letivo de 2021. Algumas escolas da Capital aderiram os esportes com os alunos do ensino fundamental e infantil, com o intuito de estimular a criatividade, agilidade, respeito e trabalho em equipe nas crianças.
A Escola Municipal Professor João Cândido de Souza, no Jardim Anache, após o retorno presencial das aulas de forma escalonada, que iniciou no dia 26 de julho, os estudantes do ensino fundamental tiveram aulas específicas de Educação Física, com a prática do paintball adaptado. Para garantir a segurança dos alunos e a prática pedagógica adequada, o esporte foi realizado na quadra escolar com a utilização de tatames como barreiras e petecas, feitas pelos estudantes para serem os marcadores.
O professor de Educação Física, Gildiney Alencar explicou que o esporte precisa de estratégias formadas em equipes, para alcançar o objetivo do jogo, que é levar a bandeira do centro do campo para sua própria base e também pegar a bandeira da base adversária. “A prática ajuda no trabalho em equipe, valores, estratégia, porque é preciso pensar antes de se fazer algum movimento”, conta.
O slackline, é outra atividade de aventura, que se destaca entre os alunos da EMEI BOM PASTOR (Escola Municipal de Educação Infantil), no bairro Estrela do Sul. O esporte faz parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como prática corporal de aventura, estímulo de equilíbrio, agilidade e reflexo para as crianças.
O professor Marcelo Fernandes da Silva explica que as crianças de 3 e 4 anos precisam de atividades com propostas desafiadoras, para incentivar a confiança. “São exercícios de equilíbrio, e a atividade tem proposta diferenciada e lúdica, para crianças de 3 e 4 anos. Os alunos conseguiram se desenvolver bem”, acrescenta.
As habilidades relacionadas a essas unidades temáticas, também nomeada como esporte alternativo, têm foco na experimentação e nos cuidados com a integridade física e o respeito ao patrimônio público e natural. O aluno deve ser estimulado a ser capaz de identificar a origem e os tipos de práticas de aventura, como suas transformações históricas. Outros esportes e atividades inseridos na BNCC são as lutas, ginástica, brincadeiras, jogos e também as danças.
(Com assessoria)