A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), recebe hoje o lançamento de um coletivo de livros publicados no período da dandemia de COVID-19. Organizado pelo “Coletivo Tarja Preta”, houve venda de livros, manhã de autógrafos e um sarau com leitura de poemas.
Todos os livros serão vendidos por um valor simbólico de R$ 10,00 e o valor arrecadado será doado na forma de cestas básicas para a Casa Satine, que presta assistência à população LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade social.
“Será um evento beneficente e que alavanca a poesia do Estado, que tanto destaque teve durante o período da pandemia”, afirmou o poeta Fábio Gondim, um dos organizadores. Segundo ele, o projeto piloto pretende tornar-se uma tradição anual, sempre com caráter beneficente.
A iniciativa de um lançamento coletivo, segundo Fábio, é proporcionar aos autores, um lançamento mais adequado aos que não puderam ter o evento físico de estreia de seus livros, ou que tiveram esses eventos diminuídos por conta da pandemia.
“Também há a intenção de transformar esse lançamento coletivo em um evento anual, sempre no último domingo que antecede o Natal, fortalecendo o livro como um ótimo presente de natal. Outra intenção é ajudar entidades de apoio assistencial, já que os autores presentes no lançamento doaram seus livros. Além disso, tornar o livro mais acessível financeiramente, afinal custam em média R$ 40,00 nas livrarias”, esclarece.