Pontes de madeira, muitas delas com mais de 50 anos de existência, seguem sendo substituídas em Mato Grosso do Sul. Agora, estruturas de concreto sustentam o acesso que dão às zonas rurais no trajeto de diversos produtores sul-mato-grossenses.
Em Bela Vista, por exemplo, está em andamento a construção da ponte de concreto armado sobre o rio Piripucu, na MS-472, conhecida como Estrada Apaporé. A ponte de madeira cinquentenária já precisava ser trocada há anos, segundo o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Melo Acioly.
De acordo com ele, a região será uma nova fronteira agrícola do Estado. “Tem muito espaço para crescer, e essa ponte é um incentivo para o produtor buscar mais área de lavoura”, confirmou. O investimento é na casa dos R$ 2.55 milhões.
O maior produtor de grãos no Estado, Maracaju ganha o investimento de R$ 1.41 milhões com a edificação da ponte de concreto sobre o Córrego Cachoeira, na MS-462. “Por lá, a ponte de concreto é adequada para receber o fluxo de caminhões que a gente tem, mas precisamos aumentar”, disse o presidente.
Já em Miranda, a região urbana da cidade terá instalação de uma ponte de concreto sobre o Córrego Vilas Boas, com extensão de 30m e largura de 10m. A estrutura está orçada em quase R$ 1.7 milhão.