O Brasil teve três produtores de cacau entre os 50 premiados melhores do mundo no “Cocoa of Excellence Awards”. A premiação foi transmitida pela internet para mais de 70 países.
O evento, que ocorreu na quinta-feira (16) foi significativo para o país. Neste ano, a premiação recebeu 235 amostras de grãos de cacau, de 53 origens nas quatro regiões produtoras de cacau do mundo. São elas: América do Sul; Ásia e Pacífico; América Central e Caribe e África e Oceano Índico.
De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para a avaliação da qualidade, os grãos são cuidadosamente processados em licor para avaliação sensorial às cegas pelo Comitê Técnico do Cacau de Excelência, um painel de especialistas internacionais em cacau e chocolate.
Após uma análise de dados, as 50 melhores amostras são selecionadas e processadas em um chocolate amargo (seguindo uma receita de 66% de cacau) para avaliação sensorial pelo Júri da Edição de 2021.
Compõem o júri 39 especialistas, incluindo membros do Comitê Técnico e especialistas adicionais de ampla gama de profissões de chocolatiers, especialistas em avaliação sensorial e fornecedores de sementes de cacau de 12 países.
(Com assessoria)