O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento) divulgou nesta quarta-feira (15) o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) para o cultivo de aveia de sequeiro e irrigada. Mato Grosso do Sul é um dos estados indicados para as duas formas de produção.
Os dados mostram que os melhores lugares para o cultivo de sequeiro são Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No caso do cultivo em sistema irrigado, os estados indicados são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
De acordo com o Mapa, o zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos de problemas climáticos e permite ainda que o produtor identifique a melhor época para semear, conforme a região do país, a cultura e o tipo de solo.
O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperaturas, chuvas, umidade relativa do ar, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos como altitude, latitude e longitude. O cultivo de aveia é influenciado pela incidência de geada ou déficit hídrico.