O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que fará reunião com a equipe econômica, na tarde de hoje (14), para discutir reajuste salarial a policiais. “Temos de valorizar vocês. Não podemos ficar apenas no discurso e nas promessas”, disse o presidente hoje em evento no Palácio do Planalto sobre ações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) nas estradas.
A discussão sobre os reajustes também envolve as carreiras de policiais federais e do Departamento Penitenciário Nacional. O ministro da Justiça, Anderson Torres, disse que a ideia é debater a reestruturação das carreiras, o que pode envolver aumentos salariais. “Toda a reestruturação prevê diminuição aqui, aumento ali”, disse. Ele afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “reagiu bem” ao pedido.
Torres disse que os valores dos reajustes, impacto fiscal e outros detalhes serão definidos na reunião com a equipe econômica. “Tem de fazer a previsão orçamentária. Para no ano que vem apresentar uma medida provisória”, afirmou.
Torres disse que irá apresentar as propostas. A despesa com pessoal fica sujeita ao teto de gastos, regra que limita o avanço das despesas à inflação. Mesmo com a folga adicional de R$ 106,1 bilhões em 2022, graças à PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios. Porém, o espaço já foi preenchido com uma série de gastos, entre eles a ampliação do o Auxílio Brasil.
(Com informações: Folhapress)