O lançamento da pedra fundamental simboliza o início da construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai – entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta – obra principal e integrante da Rota Bioceânica, que ligará comércio, cultura e turismo entre quatro países vizinho (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) por meio de rodovias.
A ponte em Murtinho, município fronteiriço distante 439 quilômetros de Campo Grande, vai encurtar o caminho de Mato Grosso do Sul aos países sul-americanos em direção ao oceano Pacífico A expectativa é aumentar as exportações com redução de custos e produtos mais competitivo ao mercado asiático.
“Vai favorecer todos os setores. Agora, é acompanhar de perto a execução das obras, pois marcam o início de novas oportunidades que vão ficar na história do Estado e Brasil”, pontuou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.
Para o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, a Rota Bioceânica vai muito além de uma “simples” ponte entre as duas fronteiras. “Nos preocupamos também para que a própria população se aproprie deste desenvolvimento”, confirmou o secretário.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, destacou a alegria que o investimento traz ao Estado. “Muito feliz em participar deste evento e fazer parte da história”.
Em números
A ponte sobre o Rio Paraguai terá um custo de 649.483.986.793 guaranis (aproximadamente R$ 575,5 milhões de reais) e será construída pela Itaipu Binacional. As empresas que ganharam a licitação para execução da obra terão 1.080 dias (36 meses) para concluir o empreendimento, que é essencial para a Rota Bioceânica.
Em estrutura, irá dispor de 1.294 metros de extensão total, com duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões (com 12,5 metros de largura) e duas passagens nas laterais (com 2,5 metros cada), uma para o trânsito de pedestres e outra voltada aos ciclistas. A ponte também contará com uma estrutura especial anti-suicídio.