Pela primeira vez, Três Lagoas venceu o Fetran (Festival Estudantil Temático de Trânsito) promovido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). A cidade foi representada pela Escola Municipal “Ramez Tebet” e levou o troféu nas categorias espetáculo infantil e melhor atriz.
Para chegar até o caminho da vitória, o espetáculo “Tudo o que você pode ser” enfrentou outros 35 outros municípios de Mato Grosso do Sul. A melhor colocação da cidade até então foi um terceiro lugar no ano de 2016, no Festival iniciado em 2010.
Estrelada por alunos do 4º e 5º ano da “Ramez Tebet”, a peça contou a história de uma menina que vive triste pela perda de seus pais em um acidente de trânsito. Seus brinquedos ganham vida e passam a incentivá-la a voltar a ter alegria, principalmente, na relação com avó, responsável por sua criação após a tragédia.
Professor responsável pelo espetáculo, Luiz Cláudio Ferreira esclarece que a peça foi concebida para falar sobre como lidar com as perdas, por conta do momento que vivenciamos com a pandemia. “ Porém, como o festival trata sobre o assunto trânsito, canalizamos para esta vertente que também tem grande incidência de morte”, disse.
Luiz explicou que em abril foi iniciado o processo de concepção da peça, com a criação do texto e articulação com os gestores da escola para a inscrição no festival.
Nos meses seguintes houve o teste de composição de elenco e início dos ensaios, marcações e provas de figurino, no mês de outubro foram intensificadas as encenações, reconhecimento de palco até o dia 29 de outubro, data da apresentação.
A aluna do 5º ano C, Fernanda Torres Ozanik, de 11 anos, foi premiada na categoria melhor atriz, interpretando a personagem principal da peça, Menina Barbie, outra premiação inédita para Três Lagoas.
Apesar da desenvoltura, engana-se quem pensa que Fernanda está acostumada com os palcos: essa foi a primeira vez que a menina participou de uma peça, mas a preparação foi árdua.
“Todos os dias eu ensaiava o texto com a minha mãe, e o professor me ligava também para saber como eu estava me sentido e como estava meu psicológico. Estou muito contente e quero continuar no mundo da arte”, disse Fernanda, que citou como inspiração as atrizes mirins Maísa e Larissa Manoela, além de sua mãe que é Miss Plus Golden MS.
O Município também foi premiado nas categorias áudio visual e texto, na segunda colocação.
Empolgado e muito contente com o resultado, o diretor da Escola, Jefferson Martins expressou o sentimento sobre a vitória. “É a coroação e reconhecimento do trabalho do professor Luiz Cláudio apoiado por toda escola. Sabíamos que os estudantes haviam feito uma bela apresentação, mas devido a competição ficamos ansiosos pelo resultado que foi o melhor possível”, finalizou agradecido.
(Com informações do site da Prefeitura de Três Lagoas)