Após a remoção do “Touro de Ouro” instalado no centro de São Paulo, a região ganhou uma obra que critica o momento econômico atual do país, nesta quinta-feira (9): a “Vaca Magra”, da artista cearense Márcia Pinheiro. A instalação é mais um dos protestos contra a fome registrado na região, informa o coletivo Jornalistas Livres. A obra ficou no local por cerca de 5 horas até ser retirada pelos idealizadores.
“São 10 esculturas idênticas com possibilidades de exposições em áreas externas e internas. As esculturas têm tamanhos aproximados ao tamanho real do animal de referência e grande durabilidade devido ao material de construção: resina e fibra de vidro”, explicou a artista ao UOL.
Ela conta que o processo de criação durou três anos, e a exposição das Vacas começou em 2014 em lugares como Aeroporto Internacional Pinto Martins, Praça José de Alencar, Mercado Central, entre outros.
As vacas ficaram em cartaz durante todo o ano de 2016. “É uma experiência muito gratificante, pois vejo o retorno das pessoas e o interesse pelas vacas, o que consequentemente os leva a refletir sobre a seca, que é a temática principal do trabalho”, completou
No Instagram, ela escreveu: “Vaca Magra chega em São Paulo”. A obra foi instala em frente à Bolsa de Valores, mesmo local em que foi colocado o “Touro de Ouro”, no início de novembro.
(Matéria atualizada às 12h37)