Desde a reabertura do turismo para viajantes do Brasil, no dia 1º de setembro, mais de 128 mil brasileiros desembarcaram em Portugal, de acordo com dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). O número equivale a uma média de 1.422 viajantes por dia no país até 1º de dezembro.
Ainda de acordo com o órgão, cerca de 500 brasileiros foram barrados na entrada em Portugal no mesmo período, o que resulta em uma média de cinco passageiros por dia. Segundo o SEF, o principal motivo de recusas na imigração é a “não comprovação do objetivo e condições da estada” em território luso.
Somente o Aeroporto de Lisboa recebe pelo menos sete voos diretos do Brasil todos os dias. As viagens turísticas ficaram proibidas de março de 2020 até setembro deste ano, conforme o portal Agora Europa.
Brasileiros em Portugal
O Brasil é um dos principais mercados turísticos de Portugal. Em 2020, durante o período de restrições da pandemia, cerca de 1 milhão de passageiros deixaram de visitar o pais, conforme o relatório anual “Estatísticas do Turismo”. Em 2019, o Brasil foi o país de fora da Europa que teve o maior número de turistas em Portugal, com 1,3 milhões de viajantes.
Portugal também é o país europeu com maior número de imigrantes brasileiros, segundo o levantamento anual do Itamaraty. São mais de 180 mil cidadãos do Brasil com residência legal, sem contar aqueles em processo de legalização e os que já obtiveram a cidadania portuguesa, que pode ser solicitada após cinco anos de moradia legal no país.