Está confirmado para amanhã (7) em Mato Grosso do Sul o recebimento do lote com pouco mais de 200 mil unidades da vacina Janssen contra a COVID-19. Elas servirão para aplicação da D2 (dose de número dois) para aqueles que tomaran a dose única desse imunizante. O que era previsto para o último domingo só será entregue às 9h15 de quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Campo Grande – um “furo” do Ministério da Saúde que resultou em atraso de três dias.
Pelo Estado, são 237.261 pessoas imunizadas com a Janssen. Agora, elas também terão direito a D2 tal qual como foi com os que tomaram Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, garantiu que todos aqueles sul-mato-grossenses que precisarem tomá-la terão esse direito “de sobra”.
“Quem tomou a vacina da Janssen poderá ficar tranquilo, que elas estarão disponíveis em todos os 79 municípios de MS, atendendo aquelas pessoas que foram contempladas inicialmente com este imunizante”, pontuou Resende.
O secretário afirmou ainda que o quantitativo faltante de quase 38 mil doses serão enviados até a próxima sexta-feira (10) pelo Ministério da Saúde. Para amanhã, MS receberá o total de 200.200 doses, com distribuição imediata no interior do Estado.
Campanha
O “Dia D” de vacinação da segunda dose de Janssen será no sábado do dia 11 de dezembro, quando Ponta Porã abre a “Campanha de Imunização da Janssen” para os treze municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com países vizinhos.
Ainda não há informação da mesma campanha para a Capital.