Operação FO M’ALE II da PF deflagra investigações de migração ilegal na Fronteira

PF
Diculgação/PF

Operação FOM’ALE II cumpriu mandados de prisão preventiva aos grupos criminosos que articulam a travessia ilegal de migrantes, na madrugada desta sexta-feira (3), em Corumbá. Os grupos conhecidos como “Coiotes” fazem a travessia para ganhar vantagem econômica em cima dos haitianos.

Segundo a Polícia Federal, os ‘coiotes’ articulavam um esquema de travessia de  haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. A travessia é feita nos períodos da manhã e noite ou horários que não tem fiscalização, entre os migrantes têm diversas crianças, mulheres grávidas e pessoas vulneráveis. 

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensãos investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 232-A do código penal e art. 2 da lei 12.850/2013), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos. E, o nome da operação se deu pela alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. A expressão significa “preciso ir embora”.

(Com Itamar Buzzatta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *