O dia de hoje (29) foi de intensa movimentação em prol do desenvolvimento econômico na região de Ribas do Rio Pardo, município distante pouco menos de 100 quilômetros de Campo Grande. A cidade ganhou uma unidade industrial (ainda em construção) da Suzano, empresa brasileira dedicada à produção de papel e celulose. Ainda, houve lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento Econômico) por autoridades sul-mato-grossenses e empresário locais.
Entre elas, o secretário Jaime Verruck e seu adjunto Ricardo Senna, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na ocasião, Verruck destacou – além da instalação da fábrica – sobre o Mapa de Oportunidades, por meio do Propec (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) Dinamiza, que é um incentivo estadual para fomentar pequenos negócios na região de Ribas.
“Temos qualificação, oportunidade de negócios e rodada de crédito… são 31 ações de melhorias que irão impulsionar o crescimento da região. A ideia é promover o desenvolvimento galgado na micro e pequena empresa, importante para gerar maior número de empregos, tanto em solo sul-mato-grossense quanto nacionalmente”, afirmou o titular da Semagro.
Veja no vídeo:
Tanto o mapa quanto o Propec, segundo Verruck, identificaram demandas e potencialidades para conectar pequenos negócios aos empreendedores locais, desenvolvendo assim a criação de uma cadeia produtiva forte. Ribas do Rio pardo é conhecida não só pela proximidade com a Capital, mas também pela atividade de florestas de eucalipto – o que diversifica até mesmo a própria atividade agropecuária.
As ações com palestras; cursos nas áreas automotiva, panificação, solda e costura; oficinas para elaboração de currículos; técnicas de entrevista de emprego; e até sessão de negócios e um dia voltado à educação financeira e crédito seguem até amanhã (30).